sábado, 30 de maio de 2009

VEM AÍ A CAIXINHA DE HISTÓRIAS!!!

AGUARDEM AS NOVIDADES!

O QUE É CORPUS CHRISTI?

Na festa de Corpus Christi, os católicos do mundo todo celebram o “Corpo de Cristo”.
O Corpus Chrisiti celebra a presença do corpo e sangue de Cristo e é um dos sacramentos da Eucaristia. Segundo as religiões cristãs, na quinta-feira santa, dia que antecedeu a sua morte, Jesus Cristo reuniu os seus apóstolos para a Última Ceia, quando disse: “Isto é o meu corpo (apontando para o pão), e isto é o meu sangue (apontando para o vinho)”. Os católicos agradecem então, o dom da Eucaristia, no qual creem que Deus é o alimento espiritual da alma.


Já a história da celebração da data teve início em 1193, através da religiosa belga Juliana de Cornellon, que disse ter visto a Virgem Maria pedindo para que ela realizasse uma grande festa com o intuito de honrar o corpo de Jesus na Eucaristia. Anos mais tarde, em 1964, o papa Urbano IV consagrou a festa (que já acontecia) à Igreja Universal.
Através da publicação da bula Transituru do Mundo, Urbano IV decretou a celebração como sendo oficial, e com a tríplice finalidade: honrar Jesus Cristo, pedir perdão a Jesus pelo o que foi feito a ele pelos ateus, e protestar contra aqueles que negavam a presença de Deus na hóstia sagrada.
De acordo com a Igreja Católica, durante a missa, no momento em que o sacerdote proclama as palavras “Isto é o meu corpo e isto é o meu sangue”, ocorre o ato da transubstanciação, através do qual a substância do pão e vinho (neste caso, a hóstia e o vinho) se transforma no corpo e sangue de Cristo. Este é o momento mais importante de toda a celebração de Corpus Christi – as hóstias tornam-se consagradas.
Além da missa, outro ponto forte da celebração de Corpus Christi é a procissão. Em muitas cidades é costume enfeitar as ruas por onde os fiéis passarão. Para tanto, são confeccionados tapetes coloridos e feitos com os mais variados materiais como papel, serragem colorida, isopor, tampinhas de garrafas, flores, folhas e vidro moído. Nesse tapete são confeccionados desenhos que lembram a figura de Jesus, o cálice e o pão.

sexta-feira, 29 de maio de 2009

CIÊNCIAS: RECORTE E COLAGEM

Nada como uma atividade prática para a apreensão de conteúdos! Pois foi através de recortes de revistas que os alunos classificaram os seres dos ambientes em dois grupos: os SERES VIVOS e os SERES NÃO-VIVOS.

PRODUÇÃO DE TEXTOS

Através das cenas analisadas no livro de imagens entitulado O CRIADOR, de Samírames Patrerno, discutimos sobre a criação de Deus e o quanto o ser humano tem ameaçado a maravilha de mundo que Ele nos deixou. Após a conversa, cada aluno fez a reescrita da história, de acordo com a sua interpretação. Essa atividade também faz parte da preparação para a produção do livro literário no Projeto Pequeno Escritor.

OBSERVANDO OS AMBIENTES DA ESCOLA

Depois que as crianças descobriram que AMBIENTE é algo que envolve todos os seres que há em determinado local, e que a Terra é o nosso maior ambiente, elas fizeram ilustrações do ambiente da nossa sala. Mas o que elas mais gostaram, foi sair da sala de aula e, divididas em grupos, observaram e relacionaram cheiros, sons, seres-vivos e inanimados de vários ambientes da nossa escola.
Elas retornaram à sala cheia de novidades para socializar com o restante da turma!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

VOCÊ SABE COMO SE BRINCA?

Os textos instrucionais nos ensinam a montar um objeto, fazer uma receita, jogar um jogo ou as regras de uma brincadeira. E esse é um dos temas de estudo de Língua Portuguesa na 2ª etapa.
Portanto, para introduzir esse tipo textual, fizemos algumas brincadeiras no pátio da escola, como corre-cutia, boca-de-forno , amarelinha e, quando retornamos à sala, produzimos, coletivamente, um texto sobre as regras da amarelinha.
Você sabe como se brinca?
REGRAS DA AMARELINHA
Cada jogador precisa de uma pedrinha;
Quem for começar, joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2, até o Céu;
Só pode por um pé em cada casa de cada vez;
Quando há uma casa ao lado da outra, pode colocar os dois pés no chão;
Quando chegar no Céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2 (sem colocar o pé no chão);
A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
Perde a vez quem:
Pisar nas linhas do jogo;
Pisar na casa onde está a pedrinha;
Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair;
Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta.
Ganha quem pular todas as casas primeiro.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

O QUE EU GOSTARIA DE VER NA JANELA DO MUNDO

Vejam alguns dos desenhos feitos pela turma! Ficaram fofos! Nos livros ainda tem mais!

DINÂMICA DE ENSINO RELIGIOSO

Nossa aula de Ensino Religioso hoje foi muito legal! O tema foi "Meus Olhos", e aprendemos como podemos usá-los para ter atenção e ajudar ao próximo. A dinâmica desenvolvida faz parte da valorização e do respeito ao nosso corpo e ao do colega. A experiência foi finalizada com um abraço entre os colegas!

PARDO SIM, SUJO NÃO!

Esse foi o título do filme assistido pelas crianças para a introdução do tema Meio Ambiente, ao iniciarmos o Projeto Pequeno Escritor.
O curta, apresentado durante a aula de Informática, conta a história de um peixinho, chamado Pardinho, que gostaria de conhecer a nascente do Rio Pardo, em Minas Gerais. Até chegar ao seu destino, ele passa por diversas desventuras, por causa da agressão à natureza, como a pesca predatória, o esgoto jogado no rio, o assoreamento, a derrubada de árvores que existiam nas margens do rio, a poluição provocada pelo ser humano...
Ao final do difícil percurso, o peixinho percebe que a nascente não tem poluição, que o rio nasce limpo, daí ele se pergunta:
- Será que o homem não gosta de água limpa?
E essa foi a discussão que fizemos com os alunos, além do registro escrito e das ilustrações da história.