domingo, 28 de junho de 2009

CONHECENDO A REGIÃO SUL

Dando continuidade aos estudos sobre a Região Sul do país, desenvolvemos diversas atividades nas aulas de Informática e Geografia. Os alunos pesquisaram informações sobre as tradições e a cultura Rio-Grandense num site gaúcho e a aluna Giulia trouxe uma pequena cuia para apresentar aos colegas, momento em que conversamos sobre o hábito dos gaúchos de tomar o chimarrão. Também fizemos ilustrações e interpretamos a letra da música Chamarrita Galponeira, que vamos apresentar na nossa Festa Junina.
E O DIA DA FESTA ESTÁ CHEGANDO! BARBARIDADE!!!

terça-feira, 23 de junho de 2009

NOSSO CORPO: DOM DE DEUS


A dinâmica de Ensino Religioso sobre nosso corpo foi dirigido pela Pietra, que cumpriu muito bem a atividade proposta, levando-nos a refletir sobre a importância de cuidarmos do corpo maravilhoso que Deus nos deu!

terça-feira, 16 de junho de 2009

QUER SABER MAIS SOBRE A TRADIÇÃO GAÚCHA?

NAVEGUE PELO SITE

INDUMENTÁRIA GAÚCHA

Como sugestão de trajes para a nossa dança, envio algumas imagens retidadas da internet para melhor entendimento sobre o modo de se vestir dos gaúchos nos momentos culturais festivos. A apresentação artística de nossa turma na Festa Junina do Colégio, acontecerá no dia 4/7.
Abraços!

PARA QUE SERVEM MEUS PÉS?

Foi esse o tema de nossa última aula de Ensino Religioso, onde refletimos sobre a importância de sabermos usar essa parte do corpo que Deus nos deu, para dar passos em direção ao bem. Registramos no caderno o salmo 119 (118) 105: A PALAVRA DE DEUS É LUZ PARA MEUS PÉS E LUZ PARA MEU CAMINHO, e cada criança fez, no papel, o contorno de um de seus pés, recortou e colou no caderno, com a certeza de que devemos seguir sempre o caminho guiado por Deus, que é o da virtude, da luz e do amor.

segunda-feira, 15 de junho de 2009

BARBARIDADE, TCHÊ!!!

Para despertar a curiosidade e o interesse dos alunos pela cultura da região Sul do país, recebemos em nossa sala a visita de duas "primas" gaúchas das professoras Juliana e Pollyana. Elas vieram do Rio Grande do Sul para ensinar aos alunos a coreografia da dança gaúcha que eles apresentarão no dia da Festa Junina da escola (4/7). As crianças se divertiram a valer ouvindo o sotaque "gauchesco" das "visitantes"!

quinta-feira, 11 de junho de 2009

NA COZINHA...

Para introduzir o texto instrucional RECEITA, registramos a receita de beijinhos de coco e depois fomos à cozinha da escola, para uma atividade prática: enrolar e confeitar os docinhos. A criançada adorou a experiência, mas o melhor momento, com certeza, foi a degustação dos doces! Um beijo!

sexta-feira, 5 de junho de 2009

PASSATEMPOS: AMBIENTE

ENCAIXE AS FIGURAS GEOMÉTRICAS PLANAS!
LABIRINTO!


DICAS PARA PRESERVAR O MEIO AMBIENTE!

PARA IMPRIMIR E COLORIR!

HOMENAGEM AO MEIO AMBIENTE.

Em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente, visitamos as árvores do Bosquinho, em nossa Escola. Conversamos sobre a importância da natureza para nós e sobre o que as plantas nos oferecem. Aproveitamos a oportunidade para realizar atividades práticas de Ciências com o mesmo tema, onde as crianças observaram a vegetação da escola e descobriram a diversidade de árvores frutíferas que há: mangueira, jenipapeiro, jaqueira... Fizeram também a análise das partes de uma planta completa (raíz, caule, folhas, flores e frutos). Foi uma experiência de muitas aprendizagens!