domingo, 29 de novembro de 2009

EDUCAÇÃO RELIGIOSA: DIVERSIDADE

APRENDENDO A CONVIVER!
Estas são algumas ilustrações das crianças sobre o tema, feitas na aula de Educação Religiosa.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

CAIXINHA DE HISTÓRIAS: ANA CAROLINA

O Projeto Caixinha de Histórias está a todo vapor! Agora, foi a vez de Ana Carolina Assumpção se apresentar. Foi uma maravilha! Contou a fábula "A Lebre e a Raposa", usando fantoches de vara, prendendo a atenção dos colegas da turma. Ao final, distribuiu um lápis para cada colega da sala, como lembrancinha. Parabéns!

CAIXINHA DE HISTÓRIAS: MARIA FERNANDA

Maria Fernanda deu uma graça especial à história A Lebre e a Tartaruga, ao contá-la aos colegas, no dia 16/11/09. Além de contar a fábula com grande desenvoltura e simpatia, nossa amiguinha trouxe um casco de tartaruga marinha que foi encontrado há vários anos em uma praia e que fica guardado no sítio de sua família. Para as crianças, foi uma novidade o tamanho do casco. Aproveitamos a oportunidade para conversar sobre a importância de protegermos os animais e sobre o Projeto Tamar, que protege as tartarugas marinhas, ameaçadas de extinção.

CAIXINHA DE HISTÓRIAS: PEDRO AUGUSTO

A maravilhosa história "A Galinha dos Ovos de Ouro" foi apresentada por Pedro Augusto, dia 18/11/09, como parte do Projeto "Caixinha de Histórias", quando ele trouxe para os colegas da sala alguns ovinhos de chocolate, que adoçaram a nossa tarde!

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PALESTRA: PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Através da Campanha Externa de Prevenção de Acidentes com a População, participamos de uma palestra ministrada por técnicos da CEMIG, dia 11/11, sobre a prevenção de acidentes com eletricidade. Além dos alertas sobre os perigos que correm ao usar a energia elétrica de forma inadequada, as crianças receberam um livreto e panfletos com diversas informações acerca do assunto, que também foram trabalhados em sala. Os palestrantes também levaram pipocas e pirulitos, como lembrancinhas, para nossos alunos.

CAIXINHA DE HISTÓRIAS: PEDRO LIMA

A fábula "A Raposa e o Galo" foi contada por Pedro Lima, no dia 03/11, deixando-nos a seguinte mensagem: "É preciso ter cuidado com as amizades repentinas!" Pensem nisso, amiguinhos(as)!
Pedro, agradecemos o recado!

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

VISITA AO MUSEU DOS BRINQUEDOS


No dia 29 de novembro, fizemos um trabalho de campo no Museu dos Brinquedos. A atividade teve um sabor especial para as crianças, que estudaram em Língua Portuguesa e História, sobre brinquedos e brincadeiras do tempo de seus avós. No Museu, aprenderam a confeccionar uma peteca artesanal, brincaram de Escravos-de-Jó, conheceram sobre os países de origem de diversos brinquedos, admiraram a coleção de bonecas Barbies e sua história, viram as diversas versões da boneca Emília, entre outros objetos, que despertaram o encantamento dos alunos.
O Museu dos Brinquedos tem o objetivo de preservar e divulgar o patrimônio cultural lúdico da infância. Existiu informalmente de 1986 a 1999, sob a coordenação de Luiza Azevedo Meyer, que fazia exposições em casas de cultura, shoppings, galerias de arte etc. Após seu falecimento, em 2000, amigos e familiares deram prosseguimento ao seu projeto, fundando o Museu, em uma casa tombada pelo patrimônio histórico, situada na Av. Afonso Pena, 2564, em Belo Horizonte.
Quer saber mais?
Quer visitar o Museu?