




Pataxó, segundo os índios, significa o barulho que as águas do mar fazem quando batem nas pedras: pá... tá... xó...
Os índios Pataxós habitam o sul do Estado da Bahia, exatamente na área onde os portugueses chegaram em 1500, e o norte de Minas Gerais. Depois de quinhentos anos de catequização e massacre, esses índios que lá vivem não têm mais seu próprio mundo (suas matas, sua cultura, sua sociedade e sua dignidade lhes foram tomadas), e são muito discriminados. Hoje, falam o português e usam algumas palavras dos índios maxacalis, que habitam o Norte de Minas.
Atualmente, a aldeia dos Pataxós parece mais uma comunidade rural pobre do que uma aldeia indígena. Assimilaram os costumes do homem civilizado e vivem da plantação e da venda de seus produtos artesanais, como a lança, o arco e a flecha, colares, pulseiras, anéis, bordunas, bolsinhas, tudo sempre enfeitado de penas coloridas e conchinhas. Para atrair mais a atenção dos turistas, oferecem seus produtos empregando as poucas palavras de que se lembram da língua pataxó:
__Oi, moço! Compre esta lança; custa só 800 caiambás... (quer dizer dinheiro).
__Compra de mim, inré baixu (significa moça bonita), para eu comprar mangute (comida) em Porto Seguro.
Portanto, devemos respeitar e admirar os índios, esse povo tão sofrido, pois herdamos muitas coisas de sua tradição e cultura.
3 comentários:
Crianças, não se esqueçam do pedido de doações que serão encaminhados para os povos indígenas. Beijinhos da Professora.
muito obrigada me ajudou mto no meu trabalho escolar bjss!
Qual série ? Valeu ai,ajudo-me um pouco,mas toda ajuda é boa
Postar um comentário