terça-feira, 5 de maio de 2009

ÍNDIOS PATAXÓS VISITARÃO O SP DA CRUZ





No dia 11 de maio, receberemos a visita de alguns índios Pataxós em nossa escola. Vamos conhecer um pouquinho mais sobre eles?


Pataxó, segundo os índios, significa o barulho que as águas do mar fazem quando batem nas pedras: pá... tá... xó...
Os índios Pataxós habitam o sul do Estado da Bahia, exatamente na área onde os portugueses chegaram em 1500, e o norte de Minas Gerais. Depois de quinhentos anos de catequização e massacre, esses índios que lá vivem não têm mais seu próprio mundo (suas matas, sua cultura, sua sociedade e sua dignidade lhes foram tomadas), e são muito discriminados. Hoje, falam o português e usam algumas palavras dos índios maxacalis, que habitam o Norte de Minas.

Atualmente, a aldeia dos Pataxós parece mais uma comunidade rural pobre do que uma aldeia indígena. Assimilaram os costumes do homem civilizado e vivem da plantação e da venda de seus produtos artesanais, como a lança, o arco e a flecha, colares, pulseiras, anéis, bordunas, bolsinhas, tudo sempre enfeitado de penas coloridas e conchinhas. Para atrair mais a atenção dos turistas, oferecem seus produtos empregando as poucas palavras de que se lembram da língua pataxó:

__Oi, moço! Compre esta lança; custa só 800 caiambás... (quer dizer dinheiro).

__Compra de mim, inré baixu (significa moça bonita), para eu comprar mangute (comida) em Porto Seguro.

Portanto, devemos respeitar e admirar os índios, esse povo tão sofrido, pois herdamos muitas coisas de sua tradição e cultura.

3 comentários:

Juliana Bittencourt disse...

Crianças, não se esqueçam do pedido de doações que serão encaminhados para os povos indígenas. Beijinhos da Professora.

demettria disse...

muito obrigada me ajudou mto no meu trabalho escolar bjss!

Mykim disse...

Qual série ? Valeu ai,ajudo-me um pouco,mas toda ajuda é boa