quinta-feira, 28 de maio de 2009

VOCÊ SABE COMO SE BRINCA?

Os textos instrucionais nos ensinam a montar um objeto, fazer uma receita, jogar um jogo ou as regras de uma brincadeira. E esse é um dos temas de estudo de Língua Portuguesa na 2ª etapa.
Portanto, para introduzir esse tipo textual, fizemos algumas brincadeiras no pátio da escola, como corre-cutia, boca-de-forno , amarelinha e, quando retornamos à sala, produzimos, coletivamente, um texto sobre as regras da amarelinha.
Você sabe como se brinca?
REGRAS DA AMARELINHA
Cada jogador precisa de uma pedrinha;
Quem for começar, joga a pedrinha na casa marcada com o número 1 e começa a pular de casa em casa, partindo da casa 2, até o Céu;
Só pode por um pé em cada casa de cada vez;
Quando há uma casa ao lado da outra, pode colocar os dois pés no chão;
Quando chegar no Céu, o jogador vira e volta pulando da mesma maneira, pegando a pedrinha quando estiver na casa 2 (sem colocar o pé no chão);
A mesma pessoa começa de novo, jogando a pedrinha na casa 2.
Perde a vez quem:
Pisar nas linhas do jogo;
Pisar na casa onde está a pedrinha;
Não acertar a pedrinha na casa onde ela deve cair;
Não conseguir (ou esquecer) de pegar a pedrinha na volta.
Ganha quem pular todas as casas primeiro.

1 comentários:

Anônimo disse...

Esas brinquadeiras foram legais.
Ana Carolina Assumpçao